Higiene íntima após o desporto

Os nossos conselhos de saúde
Dr. Jean-Marc Bohbotabr
Diretor-Médico do Instituto Fournier de Paris

Durante a prática de desporto, a transpiração e a maceração a nível das mucosas podem provocar ou agravar as irritações e prurido (comichão), sobretudo nas mulheres mais sensíveis, que sofrem regularmente de algum desconforto ginecológico. Eis os nossos conselhos para conciliar a prática de uma atividade desportiva e um maior bem-estar íntimo.


Para todas as praticantes de desporto (jogging, dança, fitness…):

Depois do desporto, o duche ou a utilização de toalhetes são os únicos meios de parar a maceração e aliviar as possíveis irritações causadas pelo atrito com o vestuário.

  1. Evite usar calças ou calções demasiado apertados, pois favorecem a transpiração e o atrito, que causam irritações.
  2. Use roupa interior de algodão em vez de tecidos sintéticos ou de seda, mais irritantes.
  3. Depois do desporto, tome um duche ou realize uma outros cuidados de higiene para evitar a maceração, frequentemente responsável pelo aparecimento de micoses nas partes íntimas.
  4. Lave-se apenas com as mãos, pois a luva de higiene é uma fonte de contaminação microbiana, que deve ser imperativamente evitado!
  5. Se tomar duches frequentes, prefira usar uma solução de lavagem suave sem sabão.
  6. Depois do duche, seque bem o corpo e a zona íntima com uma toalha limpa e seca.
  7. Utilize toalhetes íntimos calmantes se não puder tomar um duche. São práticos e pode levá-los no saco de desporto com toda a discrição.
Para as adeptas de desportos aquáticos:

A água da piscina pode agravar a comichão e a irritação nas mulheres que tenham a pele e as mucosas sensíveis.

Depois de sair de água, aconselhamos que use o menos tempo possível o fato de banho molhado. Com efeito, a humidade do fato de banho favorece o desenvolvimento de micoses nas partes íntimas.

É também importante eliminar os vestígios de cloro e de produtos desinfetantes, muito irritantes, contidos na água da piscina. Tome um duche com uma solução de lavagem íntima e corporal ou utilize toalhetes íntimos calmantes.

Dr. Jean-Marc Bohbot